quarta-feira, 24 de abril de 2013

Nossa Opinião: Os jornais policiais que ferem o Jornalismo

Em meio ao tumultuado ramo policial, repleto de acontecimentos de pequeno a grande porte, poucos eram o que sabiam de imediato de tudo o que ocorria. As pessoas tinham de ser contactadas via console para saber das novidades, mas poucas eram as vezes que as informações corretas chegavam até elas. Foi de uma ideia aparentemente inovadora que surgiram os primeiros blogs denominados jornais policiais. Eles foram criados exatamente para informar com clareza e precisão a todos que pertencem ou não ao mundo policial. O que parecia brilhante na época se transformou ao longo do tempo em algo sem possível descrição.

Desde o primeiro dia no curso de graduação em Jornalismo, os alunos aprendem que o profissional está ali para ser ético, profissional, buscar a imparcialidade, entre outras inúmeras coisas que poderíamos passar dias citando. Em quatro anos, esses graduandos buscam adquirir o conhecimento necessário e conseguir o tão esperado diploma. No mundo virtual, a coisa muda de figura, principalmente por não oferecer esses conteúdos e muitos dos que participam serem novos demais. Mesmo assim, esses fatores não são desculpas para o que anda ocorrendo por essas bandas. Estamos vendo pessoas despreparadas, com conhecimento muito reduzido na área, fazendo parte de jornais policiais. Erros grotescos de ortografia, coesão e coerência marcam bastante. A pressa de divulgar antes dos demais acaba por provocar não só o que foi citado anteriormente, mas também um distorcer de fatos e/ou falta de informações. A estética da página acaba sendo a principal preocupação junto de ter uma equipe grande e divulgar bastante, o que acaba fazendo com que o conteúdo seja posto de lado, perdendo sua devida importância.

Um jogo de interesses se instalou nas "empresas" de comunicação do Hotel. Polícias (ou organizações) e jornais começaram a trocar favores, podendo assim "uma mão lavar a outra" com câmbios e/ou divulgação. A falta de ética e profissionalismo não para por aí. É até comum ver alguns dos jornalistas zombando em plena cobertura de algum evento, mostrando mais um pouco dos diversos modos de romper com a imparcialidade. Perante aos fatos, questionamentos persistem em nossas mentes, principalmente as das pessoas mais sensatas. Para que uma imensa equipe se poucos são devidamente qualificados? Para que visar lucro se o dever principal é informar aos demais? Para que insistem em dizer que esses blogs são jornais se o que apresentam foge de tudo que é prezado no Jornalismo?

E para deixar bem claro a todos, afirmo em alto e bom som: o Apanhado Policial é um blog destinado para informar a todos com ética, profissionalismo e imparcialidade. Não fugiremos disso e muito menos iremos ferir o Jornalismo, afinal o mesmo faz parte de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário